Litoteca reúne mais de 19 mil amostras da Bahia
Acervo da CBPM está organizado em 19.172 caixas
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) é detentora de um importante acervo de amostras de rocha, solo e sedimentos, que podem ser avaliados também por profissionais de empresas privadas, instituições de pesquisa e estudantes. Atualmente, sua Litoteca conta com 19.172 caixas, com aproximadamente 5 metros de sondagem cada, totalizando 95.860 metros de furos apenas de amostras de rochas. O acervo está organizado em pavilhões que totalizam mais de 1.800 m2.
Outras equipes fazem medição de susceptibilidade, com analisador de raios-X, nos furos de sondagem de oito projetos, entre eles Caboclo dos Mangueiros, Rio Salitre e Machado Portela. A análise define o teor de cada substância encontrada nas amostras.
Para consultar a litoteca é necessário programar a visita e solicitar autorização da Diretoria Técnica (DTE) da empresa através do e-mail: cbpm.dt@cbpm.ba.gov.br. A Litoteca da CBPM está localizada na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho (BA).
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025